Something went wrong.

We've been notified of this error.

Need help? Check out our Help Centre.

LENTES ESCLERAIS

Lentes esclerais são lentes rígidas, de 16 mm de diâmetro, ou maiores.

Indicadas para a correção visual na miopia e hipermetropia de quaisquer graus;

É a mais indicada para os pacientes que têm deformidades e cicatrizes nas córneas. E ceratocone, e ectasia secundaria às cirurgias refrativas, e astigmatismo alto ou irregular. 

Feitas de material gás permeável, têm a  superfície resistente a adesão de secreções e oleosidades, porque tratadas por meio de  aplicação de plasma, tornam -se impermeáveis a estas adesões.

 Repousam sobre a conjuntiva e a esclera - a porção branca e menos sensível dos olhos.

Por suas formas, cobrem as córneas, sem se movimentar sobre elas. Protegem-nas com um reservatório úmido.

São perfeitas para as situações de pouca umidade ambiente, como no ar condicionado, no inverno seco e empoeirado  e nos casos de pouca lágrima ou dificuldade de piscar. 

São por isto, desde o primeiro momento, de surpreendente conforto.


 Sugestões para o Manuseio das Lentes Esclerais:

                                             (Leia abaixo os detalhes do procedimento)

A: Para limpeza e conservação:

Com  mãos bem lavadas, esfregue os dedos com suavidade sobre as superfícies das lentes, então umedecidas com Solução Multiuso Biotrue, ou Renu. Depois enxague-as com a mesma solução. As lentes são depositadas em seu estojo já lavado e enxaguado com água potável. Aqui pingam-se  dentro do estojo algumas gotas de solução de Renu ou Biotrue,  e outras sobre as lentes que estarão com as partes côncavas para cima. 

A ventosa também será guardada em seu estojo com um pouco da solução multiuso.

B. Colocação no olho: 

Ao retirar uma lente do estojo, prenda-a por meio da ventosa. A lente deverá encaixar-se na córnea sem bolha de ar. Para isto encha-a de soluçãode cloreto de sódio 0,9%. Se possível, para maior conforto, amorne durante cinco segundos, num forno de micro-ondas, a solução que será usada para preencher a lente. Abra bem as pálpebras e incline a cabeça para ficar com a testa nivelada com a superfície abaixo. Olhando também para baixo, venha com a lente cheia de cloreto de sódio a 0,9% a aproximar-se do olho. Incline e aperte a ventosa ao tocar a lente no olho. E pronto: a lente chega imperceptível e se prende na córnea. Confira o contato correto e a inexistência de bolha de ar dentro da lente com o outro olho fechado num teste de visão.

C. Retirada da lente do olho:

Com o dedo de uma mão, abaixe a pálpebra inferior. Mantenha o bordo da pálpebra a tocar o bordo da lente, para fixá-la. Com a outra mão levante a pálpebra superior e force sua borda a entrar sob a lente.

Esta manobra descola a lente do olho. Caso necessário recomece com calma e suavidade este procedimento até a lente sair.

Esteja acima de uma superfície que ampare a lente, caso ela caia do olho neste momento, para evitar perde-la.

Observação: Se a lente é trabalhosa para sair, faça o seguinte: três minutos antes da hora de retirá-la, pingue por duas vezes umas duas gotas da solução hipertônica de cloreto de sódio,  especificada abaixo. Esta solução deixa a lente bem soltinha e fácil de sair, seja com os dedos, seja com a ventosa. Após a retirada da lente,convém pingar mais umas duas gotas da solução hipertônica que arde, mas acalma e depois refresca o olho.

Nota: Neste procedimento utilizam-se os seguintes materiais e métodos:

1. Antes de cada manuseio lave com cuidado suas mãos: use água potável e xampu e ou detergente neutro; lave e enxague o estojo somente com água.

2. Lente Escleral de fabricação exata para cada um.

3. Ventosa para lente escleral e estojo da ventosa.

4. Estojo da lente.

5. Solução de cloreto de sódio 0,9% (também destinada à injeção endovenosa). De preferência em embalagens de 10 ml seladas, vendidas em farmácias e em lojas de material hospitalar.

6. Solução Multiuso Biotrue ou Renu (Baush & Lomb).

7. Solução hipertônica de cloreto de sódio (assim obtida): num frasco de 10 ml próprio para colírios, limpo e vazio, coloque o conteúdo de meio sachê de sal de cozinha – 0,5 grama de sal, complete o volume com  água mineral novinha.    

Alcance seu Oftalmologista

Contatos

WhatsApp

(61) 99555-4787 .:. (61) 3577-4747

Brasília - DF

Using Format